Agendamento para CPA já pode ser feito no Portal da Educação

0


Foto: Suâmi Dias – Ascom/Educação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os candidatos interessados em fazer as provas para a regularização da vida escolar ou para fins de certificação da Educação Básica já podem fazer o agendamento online e indicar a melhor data ou horário de comparecimento à unidade escolar. Para tanto, basta acessar o sistema online disponibilizado pela Secretaria da Educação do Estado.
 
A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria da Educação, Rita de Cássia Santana, conta que a modernização do sistema traz maior comodidade aos interessados, facilitando o acesso à Comissão Permanente de Avaliação (CPA), responsável pelo procedimento. “Temos 19 unidades em todo o Estado e a procura sempre resultava em filas na porta das escolas. Agora, o candidato, por meio de um cadastro no sistema, realiza seu agendamento, escolhendo a unidade que deseja realizar a certificação e o horário de atendimento”.  
 
Após o agendamento, o candidato é encaminhado para um atendimento pedagógico, para análise de documentos e a marcação das provas. “Inicialmente o sistema faz apenas o agendamento online, mas a ideia é que, futuramente, o candidato possa marcar suas provas, realizar a avaliação e receber o resultado pela internet,” conta Rita Santana. 
 
 
Avaliação
A outra etapa em desenvolvimento do Sistema CPA Online consiste na composição de um banco estadual de questões, que será elaborado pelos professores da rede estadual de ensino, que atuam nas 19 CPA. Para isso, estão sendo realizadas oficinas com educadores de todas as áreas do conhecimento. O banco de questões será utilizado para a elaboração das provas qualificando ainda mais o processo de certificação do Estado da Bahia.